Fashion RS

Qual a Origem dos Cabelos Usados em Alongamentos e Perucas?
Por Débora Rocha
19 de julho de 2018

Qual a Origem dos Cabelos Usados em Alongamentos e Perucas?
Celebridades como Kylie Jenner, Jennifer Lopez e Nick Minaj tornaram popular o uso de extensões de cabelo. Hoje em dia é fácil comprar cabelo humano ou sintético e instantemente ter os longos fios que você sempre sonhou. Os cabelos humanos e virgens (sem tinturas ou químicas) são os mais disputados por serem mais duráveis, e claro, naturais e saudáveis.
 
A quantidade de cabelo humano disponível em lojas especializadas é imensa, mas  você já se perguntou da onde vem todo esse cabelo? É possível que todos os cabelos disponíveis para compra tenham sido doados ou vendidos espontaneamente?
Os países que mais fornecem cabelo são: China, India, Rússia e Tailândia. Nesses países muitas mulheres pobres acabam vendendo seu cabelo a valores muitos baixos como forma de aumentar a renda familiar, e esses, vão parar em salões e lojas do mundo inteiro, podendo custar mais que um salário mínimo, valor que provavelmente as donas dessas mechas jamais verão em sua vida.
Infelizmente a origem desses fios não é apenas essa, a atuação de traficantes de cabelos que roubam e torturam mulheres foi mostrada em recentes reportagens da CNN e New York Times. E saber a real origem do cabelo que chega até os salões é quase impossível, já que as extensões viajam milhares de quilômetros e passar por diferentes negociantes e empresas.
A matéria feita pelo site Refinery 29 tenta investigar a origem dessas extensões e ainda mostra como o cabelo dito como humano pode conter plástico e passa por inúmeros processos químicos até chegar nas cabeças de mulheres que pagam uma alta quantia.
Assista abaixo:

Curtiu? Compartilhe:

Débora Rocha

Sobre a autora

Débora Rocha
Designer atuando em marketing, é co-fundadora do FashionRS e responsável pela direção criativa deste portal. No currículo, passagens por agências de propaganda, escritórios de design e empresas de moda.