Fashion RS

O Que Lemos em 2017 e o Que Vamos Ler em 2018
Por Débora Rocha
05 de Janeiro de 2018

O Que Lemos em 2017 e o Que Vamos Ler em 2018

Ler mais é sempre uma das minhas metas de ano novo, embora eu particularmente não possa reclamar pois 2017 foi um ano em que li bastante. Aqui no FashionRS somos uma equipe de gosto variado, temos em comum o interesse pela moda e comunicação, claro, porém adoramos uma boa ficção.
Nossa lista de lidos esse ano está bem variada e eclética e separamos também dicas para você ler ainda mais em 2018.

Débora Rocha (essa que escreve)

Essentials

A post shared by Débora Rocha (@debi_rocha) on


Eu amo ler, e tenho esse hábito já inserido na minha rotina. Leio todos os dias antes de dormir durante mais ou menos uns 40 minutos. Nos finais de semana passo horas no sofá ou na cama lendo, e como tenho o kindle (super recomendo comprar pra quem quer ler mais) não tenho desculpa, assim que termino um livro já estou com outro aberto. Livros que li esse ano e amei:

SEM LOGO (Naomi Klein)
É um livro bem grande e na verdade estou quase no fim (90% rsrs) mas não teria como não indicar, é essencial para quem trabalha com varejo, moda, comunicação. Não é um livro novo (é de 2002), porém não tem como ser mais atual, aborda o trabalho escravo e a relação ética dos grandes varejistas. Relatos chocantes e cruéis de empresas que possuem muito poder político e econômico.

EMPREENDEDORISMO PARA SUBVERSIVOS, do Facundo Guerra
Super gostoso de ler mesmo para quem não é exatamente empreendedor. Facundo, que é dono de vários empreendimentos nas áreas de cultura, gastronomia e música em São Paulo, conta um pouco sobre como dar vida aos seus projetos de forma muita honesta e com relatos dos seus próprios erros e acertos.

A AMIGA GENIAL (Tetratologia), de ELENA FERRANTE
Elena ferrante pra mim foi a maior descoberta desse ano. Sou dessas que quando gosta de um escritor, lê todos seus escritos, e foi o que fiz. Além da tetralogia dela, li outros, e me apaixonei pela escrita. A tetralogia em especial é um relato honesto e delicado sobre amizade e a relação humana.

O que vou ler em 2018

VIVIENNE WESTWOOD, de Ian Kelly e Vivenne Westwood
No natal ganhei a autobiografia da VIVENNE WESTWOOD e já li o primeiro capitulo em que o jornalista Ian Kelly, que é co-autor da obra,  relata os bastidores do desfile da estilista na semana de moda de Paris e já deu pra sentir um pouco da genialidade da precursora do movimento de consumo consciente. Louca pra terminar!

O ANO EM QUE DISSE SIM, de Shonda Rhimes
Pois é, ainda não li o aclmado livro da autora e produtora executiva dos sucessos Grey’s Anatomy, Private Practice, Scandal e How To Get Away With a Murder – já comprei o e-book e em breve estarei devorando.

MODA COM PROPÓSITO, de André Carvalhal
Lançado em 2017, e com ótimas criticas, também está na minha lista para ler esse ano. O primeiro livro do André, a moda imita a vida eu adoro e super recomendo também.

MEIA NOITE E VINTE, de Daniel Galera
Essa ano eu também descobri (um pouco tardiamente, eu sei) o escritor Daniel Galera, e fiquei bem fã. Li Barba Ensopada de Sangue, Mãos de Cavalo e Até O Dia em Que O Cão Morreu. Seu último livro Meia Noite e Vinte, está na minha lista para ler esse ano. Nas vozes de Aurora, Antero e Emiliano, ”Meia-noite e vinte” é um retrato marcante de uma juventude que recebeu um mundo despedaçado e para quem o futuro pode não significar mais nada.

Gabriela Casartelli
https://www.instagram.com/p/BPXWt6-jTnw/?taken-by=gabcasartelli
A TRILOGIA DO SÉCULO, de Ken Follet
Estou lendo a Trilogia O Século, estou no último livro, Eternidade Por Um Fio – do Ken Follet. Pra quem gosta de história da Primeira e Segunda guerras e Guerra Fria é beeeeem legal. E as vezes ele dá um match com Downton Abbey que me faz matar a saudade da série.

Vou ler em 2018
Acabei de começar o Empreendedorismo para Subversivos, mas imagino que esse a Debi já vá colocar como dica. E também estou gostando bastante do livro A Elegância do Ouriço da escritora francesa Muriel Barbery que nas primeiras páginas já me conquistou pela riqueza do texto, mas simplicidade da reflexão.

Ana Maria Barth

Livin the dream

A post shared by Ana Maria Barth Teixeira (@anamariabarth) on


Ano passado: minhas leituras foram focadas em livros relacionados a moda – busquei me aprofundar em questões teóricas sobre o assunto! Indico para quem deseja mudar sua perspectiva sobre o que é moda.

História Social da Moda – Daniela Calanca
Filosofia da Moda – Georg Simmel
Manual do Dandi: A Vida com Estilo – Charles Baudelaire, Honoré de Balzac,‎ Jules Barbey D’aurevilly

O que vou ler em 2018

Quero voltar a ler mais ficção e já está na minha lista:

ORLANDO, de Virginia Woolf
É uma história semi-biográfica que relata a vida de Orlando, um jovem aristocrata inglês que viaja ao oriente e se descobre transgênero. Já vi o filme baseado no livro e me apaixonei pela história, que é uma prova de como Virgina era à frente de seu tempo.

Gostaram? Deixem suas dicas nos comentários

Curtiu? Compartilhe:

Débora Rocha

Sobre a autora

Débora Rocha
Designer atuando em marketing, é co-fundadora do FashionRS e responsável pela direção criativa deste portal. No currículo, passagens por agências de propaganda, escritórios de design e empresas de moda.