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Jacaré Moda – A Resistência Através da Moda
Por Bruna Fvrtz
02 de Março de 2018

Jacaré Moda – A Resistência Através da Moda

A moda por muito tempo foi sinônimo de elite, mas tudo está mudando graças a projetos que estão se empoderando e ganhando espaço no meio. A Jacaré moda, produtora e agência de modelos, é um desses projetos que vem se destacando dentro e fora do país com seus trabalhos que desafiam os padrões que estamos acostumados a encontrar.

A agência nasceu na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e traz a voz de quem já foi muito silenciado. Focada em encontrar as belezas das periferias, ela prepara e insere novos modelos, olhando para onde as agências tradicionais não trabalhavam.

Tudo começou com Júlio César Lima, que sempre foi apaixonado por moda, mas não tinha condições econômicas para isso, já que as faculdades existentes eram todas particulares. Júlio trabalhava em um condomínio como faxineiro e em uma das retiradas do lixo do prédio, se deparou com uma pilha de revistas de moda descartadas e por meio delas, ele enxergou uma oportunidade de crescimento dentro da própria comunidade.

Com o projeto inicial “Jacaré também é moda”, Julio realizava concursos para conhecer novas meninas e encontrar talentos. Inicialmente ele se mantinha na busca de modelos magras e altas, com perfil de passarela e capa de revistas e através desse projeto, Júlio lançou diversas modelos que ganharam destaque também fora do país.


Observando o mercado e as mudanças, a Jacaré foi se transformando e atualmente conta com mais quatro sócios: Lucas Rodrigues, Clariza Rosa, Helena Gusmão e Renan Kvacek.
Com essa parceria, a Jacaré Moda deixou de ser um projeto e se tornou realmente um negócio com um novo posicionamento.


Hoje a empresa não procura se encaixar nos padrões da indústria e sim fazer a moda se encaixar na variedade de  pessoas e consumidores. Com um casting de perfis variados a Jacaré apresenta modelos de belezas diversificadas, tamanhos, peso e alturas fora dos padrões.


A jacaré faz parte de toda a mudança e está influenciando aos poucos no que podemos visualizar de um mercado mais inclusivo e democrático no futuro. Essa onda de diversidade em campanhas publicitárias faz parte não apenas de uma tendência, mas sim uma mutação do meio que está evoluindo e pensando mais na identificação dos consumidores com as marcas. Essa representação é de extrema importância para inclusão de quem, por muito tempo não se sentiu representado pelas mídias.

E não só isso! Desde a sua criação, foram imensas barreiras que a agência e o Júlio passaram – Barreiras que são enfrentadas por muitas pessoas em todos os dias que tem o sonho de trabalhar com moda, mas encontram dificuldades por não serem de uma classe privilegiada.
Um curso superior de moda não é algo que todos tenham acesso e mesmo depois da formação, o mercado é difícil, fechado e não valorizado. Mas usemos a história e a determinação da Jacaré para que, mesmo aos poucos, essa situação se torne passado e todos tenham espaço.

 


Todos por uma moda mais democrática, variada e acessível.

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Bruna Fvrtz

Sobre a autora

Bruna Fvrtz
Assistente de produção de moda, problem solver e faz tudo das modas. Bruna é estudante de Moda, mas antes disso já passou pela arquitetura e até engenharia civil. Escreve sobre marcas novas com um olhar todo próprio para as ruas.

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