Fashion RS

Guia de consumo sustentável: Cosméticos
Por Portal Fashion RS
28 de outubro de 2015

Guia de consumo sustentável: Cosméticos

Segundo a definição da ONU (Organização das Nações Unidas), sustentabilidade é a forma de desenvolvimento que não compromete as necessidades das gerações futuras. Falamos muito aqui no portal sobre marcas de roupas, acessórios e calçados que foram concebidas preocupadas com a sustentabilidade, mas ainda não abordamos um mercado bem importante: o de cosméticos.

Segundo o PETA grandes marcas como Avon, Clinique, Dove, Garnier, Revlon e MAC ainda testam seus produtos em animais, ou seja nossa necessaire está cheia de produtos feitos a partir do sofrimento de animais. Mas esse não é o único ponto preocupante, boa parte desses produtos também contém ingredientes sintéticos que ao invés de tratar e nutrir nossa pele, unhas e cabelos, a longo prazo causam danos a nossa saúde.

OLHO_ECO

Uma outra preocupação dessa indústria é também sobre a quantidade de lixo gerada pelas embalagens desses produtos. O que você faz quando termina de usar um batom? E a quantidade de plástico de cada shampoo ou condicionador que compramos e que após o uso não tem utilidade?  Algumas marcas como Natura já usam o sistema de refil que pode ser uma solução, mas ainda há muito a evoluir nesse segmento.

>>Leia Mais
Entrevista sobre moda eco com Chiara Gadaleta
6 dicas para consumir de uma maneira mais consciente

No Brasil, já existem várias marcas  cruelty-free, orgânicas e naturais alguns exemplos são: Bioart, Herbia, Surya entre outras. Anualmente o Brasil também sedia A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, que é considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina.

Como o assunto é extenso e complicado encontramos um Guia desenvolvido pela empresa Caule, que é bastante didático e esclarecedor Clicando aqui você baixa o Guia.  Recomendamos a todos que desejam entender mais desse assunto.

Deixamos também o vídeo abaixo sobre A História dos cosméticos:

Acreditamos que o primeiro passo para mudar nosso consumo e exigir um posicionamento das marcas que consumimos é entender sobre o assunto, a partir dai consumir de forma mais consciente e segura.

Conheça mais sobre o assunto acessando o site da Caule clicando aqui.

Curtiu? Compartilhe:

Portal Fashion RS

Sobre a autora

Portal Fashion RS

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/fashionrs/www/wp-includes/functions.php on line 3729

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/fashionrs/www/wp-includes/functions.php on line 3729