O Black Friday surgiu de uma crise, mais precisamente uma crise de Wall Street nos EUA em 1889, o nome não tinha nenhum referência a descontos e compras e sim ao fracasso das ações de empresas que despencaram naquele dia.

Posteriormente o termo Black Friday passou a ser mencionado ao dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal.  O uso popular vinculado a compras veio logo depois quando os varejistas adotaram o termo para um período de grande faturamento e bem, como conhecemos hoje é a data que as lojas se preparam para oferecer descontos e aumentar o fluxo de clientes prontos para efetuarem suas compras de Natal.

O Brasil adotou a tradição norte americana somente em 2010, e foram as lojas online que assumiram a última sexta feira de novembro como mais uma data do calendário do varejo. Uma desculpa perfeita para aumentar as vendas nas vésperas de natal , com descontos as vezes nem tão bons assim.

Somos bombardeados por liquidações, e descontos em produtos e peças que na grande maioria não precisamos e só vão abarrotar ainda mais nosso armário. Não somos contra o consumo, porém como já defendemos aqui é preciso repensar a forma como consumimos e onde aplicamos nosso dinheiro. Como sugestão nesse Black Friday, selecionamos liquidações e iniciativas de marcas que pensam a moda da forma que acreditamos e fazem um trabalho justo e de qualidade.

Shop OAK

O OAK é uma loja que possui duas frentes: peças second hand, e marcas independentes e autorais. A Black Friday da loja começa hoje (22/11) e vai até ao domingo.Descontos de até 50% em peças selecionadas na parte de brechó do site. Clique aqui

Blusa Zara aqui
Saia Leather Gap

Oh Studio 

Uma das marcas mais legais de lingerie do RS, a Oh Studio tem peças feitas à mão pela designer da marca, que cuida de tudo, das embalagens à costura, bem de pertinho. O resultado são peças atemporais, delicadas e com toque cool. Na Black Friday peças selecionadas estão com descontos especiais. Confira no site 

 

Sutiã Cecília aqui
Hotpant Martina aqui

 

Koralle

Quem é apaixonada por desenho e pintura certamente é apaixonada pela Koralle. O Black Friday deles tem descontos em sketchbooks, kits de canetas, tintas e muito mais. Tudo pode ser retirado diretamente na loja e algumas coisas tem frete grátis. Aqui!

Bloco para Aquarela aqui

Bloco Canson A4

Ada

Com um conceito minimalista e atemporal, a Ada tem grade de tamanho até o extra grande e peças com diferentes de opções de altura para mulheres altas que tem dificuldades de encontrar roupas pensadas para elas. Confere no site as peças com descontos.

Vestido Alice aqui
Kimono Nísia aqui

Amazon

A amazon tem um black friday muito tentador. Além das opções que selecionamos abaixo, os ebooks, para quem tem kindle (recomendo muito ter um) são ainda mais tentadores.

Moda com Propósito de André Carvalhal aqui
Moda e Sustentabilidade de Kate Grosse