Para a estilista Rafaela Tomazzoni, a inspiração para criar suas peças em tricô pode surgir de situações aparentemente comuns como assistir a um seriado no sofá de casa. E foi justamente a partir dos sentimentos despertados com os cenários e personagens de uma série da Netflix que nasceu a nova coleção da grife de knitwear.

Ao acompanhar a história de Anne, a garota de apenas 13 anos com cabelos cor de fogo que dá nome à série Anne with an E, Rafaela foi conquistada pelo carisma da personagem que encara os desafios do dia a dia com otimismo e usa os livros como refúgio. Sua imaginação serve de âncora para proteger-se das agruras da vida de órfã. Ela, que teria todos os motivos para ser triste e desconfiada, prefere ver beleza nas pequenas coisas. A história é repleta de sentimentos e os ricos diálogos instigam à reflexão sobre a nossa própria vida.

“Me encantei pela série e pela personalidade rara de Anne já no primeiro episódio e, desde então, fiquei com a figura sonhadora e cativante da menina na cabeça. Não demorou para aquele estímulo ir parar nas tramas das minhas agulhas e resultar em peças carregadas de sensibilidade e poesia”, conta Rafaela.

As roupas e acessórios da nova coleção não foram inspirados nos figurinos de cores e texturas apagadas usados pelas personagens da trama, mas sim nas sensações despertadas na estilista ao longo dos sete episódios da história baseada no livro Anne of Green Gables, da escritora canadense L. M. Montgomery.

“Eu busquei dar uma interpretação totalmente própria aos personagens e aos aspectos peculiares que mais me chamaram a atenção na trama. As peças da nova coleção traduzem, sob o meu olhar criador, as cores da personalidade de cada figura feminina do enredo e dos cenários percorridos por Anne ao longo da história”, conceitua a designer de moda.

A coleção Anne é composta por dezenas de peças entre vestidos, saias midi e longas, blusas e t-shirts em diferentes modelagens e texturas, além de pantalonas, pantacourts e jumpsuits. As peças trazem uma profusão de babados, bordados feitos à mão, estampas exclusivas e detalhes sutis em lurex, viscose e novo neoprene. Fragmentada em 8 temas (Anne, Princess Cordelia, Wisdom, Josephine Barry, Marilla, Diana, Green Gables e As flores pelo caminho), os modelos que compõem a coleção de verão carregam em si a identidade da grife Rafaela Tomazzoni, valorizando o tricô feito à mão incorporado às mais altas tecnologias de tecelagem.

Entre os acessórios, destaque para as bolsas em crochê com fios tubulares e reaproveitamento de retalhos de chiffon, além das carteiras exclusivas bordadas à mão com pedrarias e detalhes em crochê.

Ficha técnica:
Coordenação de Estilo: Rafaela Tomazzoni
Fotografia: Daliana Mattana
Produção de Moda: Julianne De Antoni
Modelo: Amanda Bernardi (Joy Model Management)
Beleza: Gabriele Backendorf e Simone Santos
Apoio: Ateliê do Sapato
Equipe RT: Marisa Ravanello e Lúcia Brustolin
Agradecimento: Famílias Tonezer e Toso

Sobre Rafaela Tomazzoni

Rafaela Tomazzoni é um nome que tem se destacado no cenário gaúcho de design de moda com a criação de peças em malharia retilínea, em um trabalho que esbanja originalidade, atemporalidade e não poupa nuances de cores e texturas. Com uma proposta inovadora que busca contrapontos entre o artesanal e o tecnológico, a estilista de Caxias do Sul desenvolve uma moda totalmente autoral, desenhando e dando vida a roupas e acessórios em tricô que prezam pelo bom gosto, pela durabilidade e que escapam dos domínios das tendências fashion.

Com uma trajetória que teve início na Friolã, tradicional malharia caxiense gerenciada pela família de Rafaela há mais de 40 anos, encantou-se ainda na infância pelo rico universo dos teares. Além da técnica que carrega em seu DNA, Rafaela aprimorou suas habilidades criativas nos cursos de Moda & Estilo na Universidade de Caxias do Sul (UCS) – onde se formou na primeira turma – e de Fashion Design pela Accademia Italiana de Firenze. A grife de knitwear que há três anos carrega o nome e sobrenome da estilista foi uma evolução natural de uma história profissional que se desenvolveu em meio a agulhas e fios.

Tendo as tramas coloridas como marca registrada, a grife Rafaela Tomazzoni tem como premissa valorizar o handmade incorporado ao que há de mais moderno em tecnologias de tecelagem, fomentando a mão de obra local e firmando a marca como uma das queridinhas das apaixonadas por tricô.

O trabalho de Rafaela Tomazzoni pode ser encontrado no Knit Studio (Rua Angelo Chiarello, 2811, sala 1201, bairro Pio X, Caxias do Sul) ou através do e-commerce próprio (www.rafaelatomazzoni.com.br), com entrega em todo o país.