Há mais de 20 anos no mercado, a marca que leva o nome da estilista Carla Carlin se destaca no cenário fashion do Rio Grande do Sul e Santa Catarina por produzir peças de alta qualidade e atemporais. A nova coleção de verão da marca, intitulada Erudita, é composta por 100 peças em tecidos nobres como o linho, seda manopesca e crepe aura, que se destacam em vestidos, saias, calças, regatas e casacos. Os comprimentos cropped, midi e longos trazem uma construção moderna aos looks em tecidos como o couro paper touch, a renda filó e o crepe aura. Os ombros à mostra, detalhes em amarrações e multi tiras garantem toques de jovialidade e versatilidade.

Os trabalhos manuais como o richelieu, os bordados em pedrarias e o tie-dye, feitos de forma artesanal, com mão de obra local, também marcam presença na nova coleção. A cartela de cores escolhida para o Verão 2018 buscou referências na natureza, com diferentes nuances de verde em alusão às matas, uma gama de azuis que lembram tanto o céu quanto o mar e tons quentes como manga e coral imprimindo as flores dos jardins ao sol do entardecer.
Mostrando seu compromisso com a sustentabilidade na indústria da moda, Carla Carlin buscou utilizar grande parte de tecidos em estoque para a criação das peças que compõem a linha de verão; cerca de 40% dos modelos da coleção Erudita foram desenvolvidos usando o estoque existente. “Foi um verdadeiro desafio criar esta coleção mesclando tecidos armazenados na fábrica com as novidades do segmento. Esta é a nossa maneira de levar o entorno em consideração e tentar minimizar o impacto que a indústria da confecção de moda causa ao mundo, ao mesmo tempo que buscamos encantar as consumidoras com as inovações do mercado”, diz Carla.

Em relação à coleção anterior, a grife projeta um aumento de 10% nas vendas.

Formada em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul e com especialização na Accademia Italiana di Moda & Design, que fica em Firenze, a estilista caxiense preocupa-se em produzir uma moda que valorize a mão de obra local e siga os princípios da sustentabilidade, produzindo peças feitas para durar muito além de uma temporada, seja no aspecto do estilo, seja pela própria vida útil das roupas.

Hoje, a marca Carla Carlin pode ser encontrada em lojas multimarcas em 25 cidades no estado e em Santa Catarina, além da concept store, loja própria que funciona junto à fábrica, em Caxias do Sul, e na unidade que opera durante o verão no litoral gaúcho, na praia de Xangri-lá. Durante os meses de setembro e outubro, funcionará somente às sextas e sábados. Já na alta temporada, de novembro a março, ficará aberta todos os dias da semana.

“A loja da praia é uma maneira da marca vivenciar uma experiência diferente de mercado, funcionando como uma espécie de incubadora em um espaço criado especialmente para nossas clientes. Para nós, trata-se de um novo conceito de comércio, onde temos possibilidade de testar estratégias e criar uma relação mais próxima e direta com nosso público, identificando as necessidades e conhecendo os desejos das mulheres Carla Carlin”, explica a fashion designer.

Parte da coleção Erudita já pode ser encontrada nos pontos de venda da marca, que até o final de novembro estará constantemente apresentando as novidades de verão. Em Caxias do Sul, a concept store fica na Rua os 18 do Forte, 169. Já em Xangri-lá, a loja funciona na Av. Paraguassu, 5640.

FICHA TÉCNICA COLEÇÃO ERUDITA
Fotografia: Weslei Torezan
Tratamento de Imagem: Caroll Ferreira
Produção de Moda: Jonatan Cruz
Modelo: Marine Hein (Super Agency)
Beleza: Isa Abreu e Mauricio Lopes
Coordenação de Estilo: Carla Carlin e Gabriela De Prá
Vídeo: Gabriela Demore
Apoio: Ateliê Fabiane Montemezzo e Golfran
Agradecimentos: Danilo Biffi, Aurélia Labatutt e Gabriela Pessoli