Nos dias 17, 18, 24 e 25 de novembro, o Instituto Ling recebe o projeto Fashion Frames, um workshop de imersão com o objetivo de reunir pessoas conectadas ao design e à moda em um ambiente de trocas e aprofundamentos. Dividido em cinco módulos (frames), a atividade parte de um abrangente panorama do sistema de moda e de um painel de referências e conceitos que estão transformando o mercado, possibilitando uma reflexão sobre os modelos de negócio em transformação, debatendo comportamentos de consumo e renovando a inspiração a partir das macrotendências mundiais da moda e do design, além da cocriação de cenários a partir da metodologia do design thinking.

Totalizando 27 horas/aula, o Fashion Frames aborda temas relevantes a partir do momento atual, visando cocriar cenários futuros possíveis para os empreendedores da moda. A inscrição pode ser feita pelo site do Instituto Ling

No dia 24 de novembro, sexta-feira, das 18h às 20h, o Instituto Ling recebe Lili Tedde, a representante brasileira do escritório de tendências Studio Edelkoort / Trend Union, para uma palestra em que apresenta as macrotendências nas áreas de Moda e Design para o período 2018/2019. Serão abordados os livros de lifestyle “New Materialism” e os livros de moda e design “Emancipation of Everything” e “Goddesses – Tomorrow’s Female Archetypes” (recém lançado na Premiere Vision em setembro de 2017), que trazem referências que vão muito além de cor, tecido e estampas, nos inspirando através de imagens pinçadas da natureza, do artesanato e da arte das ruas de diversos países, de detalhes de materiais inusitados que, juntos, propõem um discurso de desejo de estilo de vida para um futuro próximo.

O Studio Edelkoort / Trend Union é uma empresa de trend forecasting altamente conceituada no mundo, presente em todos os continentes. Semestralmente, lança livros de macrotendências que servem como inspiração para designers, estilistas, marketing e pesquisa e desenvolvimento. A inscrição somente para a palestra pode ser feita pelo site do Instituto Ling .

O Projeto Fashion Frames surgiu do encontro e da vontade de três empreendedoras que têm em comum a curiosidade, a paixão pelo fazer e pensar, e um olhar atento e cuidadoso, tanto para pessoas quanto para empresas: Caroline Bucker – consultora e diretora da Idealiza Tools&Methods, com 20 anos de experiência em varejo; Gabriela Rizzo Cirne Lima – diretora e consultora da PESPONTO – Consultoria e Educação em Negócios de Moda; e Milene Zardo – administradora de empresas, especialista em Fashion Merchandising e pesquisadora na área de sustentabilidade. Cada uma delas ministra um frame, cujos temas são modelos de negócios, comportamentos de consumo, sustentabilidade e cocriação de cenários futuros a partir do design thinking. A convidada Beth Venzon – especialista em moda, cultura e identidade e professora do Curso de Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul/RS – ministra o primeiro módulo do programa – O Sistema da Moda. A palestrante convidada, Lili Tedde, apresenta o frame inspiracional, trazendo as macrotendências para o Verão 2019 com a apresentação do livro Goddesses, lançado em setembro de 2017 na última edição da Premiére Vision.

Confira os temas dos encontros
FRAME 1 – O SISTEMA DA MODA (17/11) – com Beth Venzon.
Visão sistêmica e integrada da moda contemporânea – conceitos, marcas e designers que influenciam o momento que vivemos hoje.

FRAME 2 – MODELOS QUE ROMPERAM (18/11) – com Gabriela Rizzo Cirne Lima.
Comparativo de modelos de negócios de moda e varejo e o entendimento dos seus paradigmas e estruturas.

FRAME 3 – SAINDO DA ZONA DE CONFORTO (24/11) – com Milene Zardo.
Conceitos ligados a comportamento de consumo, sustentabilidade e inovação que estão provocando mudanças e tirando a moda da sua zona de conforto.

FRAME 4 – INSPIRAÇÕES / MACROTENDÊNCIAS (24/11) – com Lili Tedde. Palestra de macrotendências
Moda e Design do Studio Edelkoort / Trend Union Brasil. Durante a palestra, Lili Tedde apresentará o livro de moda Verão 2019 “Goddesses”, recém lançado na última edição da Premiére Vision. Também serão mostrados trechos do livro de moda “Emancipation of Everything” e do livro de lifestyle “New Materialism”.

FRAME 5 – FUTURE FASHION FRAMES (25/11) – com Caroline Bucker.
Cocriação de cenários futuros a partir dos conteúdos trabalhados ao longo do programa e dos insights de cada participante, utilizando a metodologia do design thinking.

Conheça as Fashion Framers
Caroline Bucker – Diretora da Idealiza Tools&Methods, possui 20 anos de experiência em varejo, focada em diagnósticos de mercado, elaboração e alinhamento de estratégias, capacitação de equipes e criação de soluções inovadoras para Varejo, Educação e segmentos de Startups. Realiza cursos e oficinas de design thinking. Como consultora, seus clientes são Rede AM/PM Ipiranga, XP Investimentos, Saúde no Copo, Indiada, Laboratório Hermann, Rede Marista, Ceat, Artecola, SebraeRS, Paquetá Esportes, Vuelo/Revoada, Aerolito, TJRS, SESC/RS. E em parceria com a consultoria Cantão, Farm, Shop126. Facilitou workshops na NRF em NYC para o grupo CDL, realizou Oficina criativa em março de 2016 no Evento de inovação SXSW em Austin/Texas, palestrou na Economies of Experience em Londres, desenvolveu vídeo aulas/cases para Portal de Empreendedorismo. Mestre em Educação (PUCRS), pós-graduada em Gestão Empresarial (PUCRS), Design thinker (ESPM RJ) com atualização em Harvard, graduada em Publicidade e Propaganda (UFRGS).

Gabriela Rizzo Cirne Lima – Diretora e consultora da PESPONTO – Consultoria e Educação em Negócios
de Moda, desenvolveu uma sólida carreira no mercado da Moda, nos segmentos da Indústria, Varejo e Educação. Trabalhou 16 anos nas Lojas Renner nas áreas de VM, Estilo e Produto. Foi docente no curso de Estilismo, na Universidade de Caxias do Sul. Atuou na área de Desenvolvimento de Produto na Kalil Sehbe Indústria do Vestuário. Possui formação técnica em Estilismo em Confecção Industrial (SENAI CETIQT), Especialização em Negócios de Moda (Anhembi Morumbi/UCS), MBA em Gestão de Varejo (FGV) e especialização em Cool Hunting (Perestroika).

Milene Zardo – Com quase 30 anos de experiência na área da moda, acumulou conhecimento em diversos
segmentos do setor. Atuou como modelo internacional por mais de 20 anos, foi produtora de desfiles, apresentadora de TV no Grupo RBS, administradora de empresas e Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Produtos na Hausmarke International Group. É pesquisadora na área de sustentabilidade. Multiplicadora do Sistema B, e está constantemente envolvida em causas sociais. Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior (FARGS), pós-graduada em Finanças Empresariais (ESPM), com especializações em Strategic Skills for Measuring Consumer-Centric Retail (FIT New York), Fashion Merchandising (FIT New York), Planejamento Estratégico de Coleções (FAAP) e Sustentabilidade para o Design e a Moda (Unisinos).

Beth Venzon (Framer convidada) – Especialista e estudiosa em moda, cultura e identidade com formação e estudos realizados no Brasil e na Itália. Está envolvida, desde 1992, com a moda como cultura, comunicação e business. É consultora de moda e negócios para empresas. Professora do Curso de Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul/RS desde sua criação, em 1992, nas áreas de História e Cultura de Moda. Foi coordenadora do mesmo curso de 1999 a 2007. Foi pesquisadora junto ao projeto “Identidade regional e a responsabilidade social como ferramentas para agregar valor na moda da Serra Gaúcha” (CNPQ /UCS/Polo de Moda). Participou na concepção e projeto do APL (Arranjo Produtivo Local) Polo de Moda da Serra Gaúcha e é conselheira desde sua fundação em 2003.Coautora dos livros: “Moda, Sustentabilidade e Emergências” (Educs, 2012) e “Design e Identidade Sustentável: valores como base para a inovação” (Ed. São Miguel, 2012).

Lili Tedde – Studio Edelkoort / Trend Union Brasil (participação especial) – Nos últimos anos, Lili Tedde se dedica a fazer pesquisa de tendências e a representar Li Edelkoort no Brasil. Foi idealizadora e editora- chefe do livro Bloom Brasil e Bloom Fé, lançados em 2014 e 2016 respectivamente, aproximando a trend forecaster holandesa da cultura brasileira. Trabalhou no canal de televisão Telefuturo em Assunção no Paraguay, cuidando da imagem dos jornalistas e artistas. Trabalhou no escritório de design gráfico Hopkins Baumann de Nova York e foi produtora na Revista Claudia da Editora Abril. Tem formação em Desenho Industrial (FAAP/ SP), com cursos de especialização na Parsons School of New York.

Sobre o Studio Edelkoort / Trend Union
O Studio Edelkoort / Trend Union é uma empresa de trend forecasting altamente conceituada no mundo, presente em todos os continentes. Com representação no Brasil através de Lili Tedde, oferece os livros de tendências, as revistas Bloom, palestras e consultorias. A cada semestre, a Trend Union lança os livros Tendências Geral, Cores, Estamparia, Beleza, The Key e Masculino, e com maior periodicidade os livros de Arquitetura, Lifestyle e Well- Being. Os livros trazem referências que, muito além de cor, tecido e estampas da próxima estação, nos levam a olhar imagens pinçadas da natureza, do artesanato e da arte das ruas de diversos países, de detalhes e materiais
inusitados que, juntos, propõem um novo olhar para um futuro próximo.

A fundadora da Trend Union, a holandesa Li Edelkoort, é um dos nomes mais respeitados no mundo da moda. Do escritório da sua empresa em Paris, ela coordena uma equipe que pesquisa tendências globais de moda, design, arte e comportamento para clientes como Coca-Cola, Warner, Gap, Lacoste e L’Oréal, entre muitas outras. Foi nomeada pela revista Times uma das 25 pessoas mais influentes no mundo da moda e pela revista ID entre as 30 pessoas mais influentes no design. O Ministério da Cultura Francês concedeu a ela o Chevalier des Arts et des Lettres e a rainha holandesa a premiou com o título de Cavaleiro de Nassau Laranja.

Serviço
Projeto Fashion Frames
Dias 17, 18, 24 e 25 de novembro de 2017
Horário: Sextas, das 14h às 20h30 / Sábados, das 11h às 19h
Investimento: R$ 1.248,00
Duração: 27 horas/aula (04 encontros)

As matrículas podem ser feitas pelo site

Palestra
Uma janela para o Futuro – Macrotendências de Moda e Design, com Lili Tedde
Studio Edelkoort / Trend Union Brasil
Dia 24 de novembro, sexta-feira, das 18h às 20h
Investimento: R$180,00

Inscrições: clique aqui

Informações: (51) 3533-5700 ou contato.fashionframes@gmail.com / (51) 99952.2567
Endereço: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada
para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.
O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o
desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do
conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro
Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como
centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de
excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com
elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a
implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.
A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial
produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente
na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
www.institutoling.org.br
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