Grande parte dos estudantes de moda tem o sonho de ter um dia a própria marca, mas apesar desse grande tendência que existe hoje de pessoas abrindo seu próprio negócio, não é tão simples assim dar esse passo. Abrir uma empresa exige conhecimento, experiência e preparo, para isso existem entidades como o Sebrae que te auxiliam com as inúmeras dúvidas que vão surgir

abertura2

Baseado em nossas próprias (embora tímidas) experiências, conhecimentos adquiridos em cursos, leituras e pesquisas, reunimos algumas dicas que consideramos importantes saber antes de partir para o empreendedorismo

1- É preciso ter dinheiro para abrir um negócio
Começar um negócio porque você está precisando de dinheiro é um grande erro que muita gente comete. é preciso ter grana na mão para abrir uma empresa seja de qual área for. Hoje em dia existe uma infinidade de recursos que podem diminuir esses gastos – como por exemplo lojas virtuais prontas que custam bem pouco, mas de mesmo assim, você precisará de dinheiro para investir nos seus produtos: embalagem, estoque, logística, divulgação, etc. Por isso tenha em mente que você precisa de uma reserva para esses gastos.

2- Você precisa ter apoio da família ou cônjuge
Como empresário ou empresária você pode demorar até ter lucro, por isso, até acontecer saiba que você vai precisar de apoio para financiar suas contas pessoais caso você não tenha uma reserva destinada para isso (por isso importante o item 1). É preciso decidir isso antes caso more com alguém por exemplo.

3- Demora e mais do que você imagina para lucrar
Claro que depende do tipo de negócio que você vai abrir, mas normalmente uma empresa demora para lucrar e ter de volta o investimento. A sua empresa precisa ser conhecida, criar uma clientela e chamar a atenção em meio a tantas outras no mercado e isso pode levar tempo. Não espere ter o dinheiro investido de volta em 4 meses ou estar rico em 1 ano.

4- Procure especialização
É preciso ter algum conhecimento de planejamento estratégico, finanças, marketing para abrir um negócio, muitas pessoas acabam aprendendo na marra e no dia a dia, mas hoje existem uma infinidade de cursos rápidos e até gratuitos sobre esses assuntos que vão te ajudar muito caso esses assuntos não sejam sua especialidade, listamos abaixo e-books gratuitos para baixar:

5- Tenha experiência
Acabou de sair da faculdade e quer montar uma loja? É arriscado, e talvez te falte experiencia, procure trabalhar uma loja, procure estágios durante a faculdade, porque é preciso ser funcionário por um tempo para saber ser um bom chefe, assim como é preciso ter tido bons líderes para ter referencias e aprender com eles, mesmo que o seu negócio seja em outra área, experiência nunca é demais.

6- Nem tudo mundo tem o perfil de empreendedor
Vende-se uma ideia hoje em dia de que abrir um negócio é fácil, cool, divertido, mas não é. É preciso encarar a realidade e ser o próprio chefe não é pra todo mundo. É claro que você vai descobrir na prática se tem esse perfil ou não, mas alguns pré-requisitos são necessários:

a) Disciplina – Se o seu negócio vai funcionar em home office é preciso ter disciplina para acordar todo dia as 7h da manhã. Até porque mesmo que você não goste de acordar cedo e posso montar o seu próprio horário, não há como fugir do horário comercial (no qual todas as outras empresas e fornecedores estarão trabalhando). É preciso disciplina para trabalhar nesse horário porque ninguém vai te cobrar ou te demitir de você não chegar na hora. Algumas pessoas trabalham melhor com cobranças, metas e pressões, sendo empreendedor a unica cobrança é de você mesmo.

b) Decisões – Quem sempre foi funcionário pode ter alguma dificuldade em lidar com decisões. Pelo menos no inicio, essas serão obrigações do dono do negócio, e não há como fugir.

c) Benefícios – Empreendedor não tem benefícios de um funcionário como: 13º, férias remuneradas, vale refeição, vale transporte. Tudo sairá do seu bolso ou de sua empresa. Tirar férias (mesmo não-remuneradas) também é algo bem difícil para empresário em inicio de negócio. Se você não tem sócios, quem cuidará de seus clientes e afazeres?

7- Escolha bem seu sócio
Caso opte por abrir um negócio em sociedade, tome cuidado com quem trabalhará com você. Se você é designer de roupas e quer ter uma marca própria, o que adianta abrir um negocio com outra designer de roupas também? Talvez o melhor seja procurar alguém que trabalhe com modelagem, administração ou marketing, assim ambas agregam um ao outro e evitam discussões futuras. Muito importante procurar pessoas que estejam no mesmo nível de determinação que você, se o seu sócio está em outro trabalho ou projeto e não tem o mesmo objetivo que você pode acabar sobrando mas trabalho para um do que para outro.

8- Procure criticas construtivas e confiáveis sobre o seu trabalho antes de abrir
Não adianta sua mãe elogiar seu trabalho e você querer abrir um negocio só por isso. É preciso realmente saber se o seu produto ou serviço é de qualidade e competitivo no mercado! Para isso procure a opinião de especialistas – pode ser um orientador, professor ou alguém que já trabalhe no mercado. Esteja preparado para criticas e mantenha a qualidade sempre.

9- Seja inovador de verdade
Em uma palestra recente que assisti ministrada por Antônio Secco (especialista em varejo) ele comentou: “Quando alguém me diz que quer começar uma marca, eu falo: Vá ao shopping visite as 300 lojas que estão lá e me diga o que diferente delas você vai fazer, se não, não comece” Isso pode soar muito alarmista, mas não há como ignorar, é preciso se diferenciar do que existe no mercado. Se existem hoje centenas de marcas de beachwear, por exemplo, o que você vai oferecer diferente delas? Procure o seu diferencial e invista nele, divulgue, promova esse essa diferença.

10- É preciso planejar, mas também é preciso dar um peitaço
Já falamos o quanto é importante buscar especializações, planejamento e etc. Mas não podemos deixar de falar: é preciso ter coragem e simplesmente FAZER – todo esse planejamento pode demorar anos e de repente a sua ideia genial será lançada por outra pessoa nesse tempo.

Então, não espere muito. Afinal, as ideias estão no ar!