Agência especializada em music branding do Rio Grande do Sul comenta as escolhas sonoras dos desfiles de outono-inverno 2015 e aponta os hits da estação

O desfile é o momento em que os conceitos que sustentam a coleção são expostos. É como contar uma história, explicar um contexto e para isso a trilha sonora se torna um elemento indispensável. A música é o que dita o tom da apresentação e transmite de uma forma completa a criação do estilista ao público.

SPFW1

Tal premissa foi valorizada durante os desfiles de outono-inverno 2015 da SPFW. Já no primeiro dia, a Animale abriu as passarelas com uma trilha irreverente que tem tudo a ver com a fase de revitalização que a marca vive. Depois de sonoridades destorcidas, o projeto inglês SBTRKT embalou a passarela com a faixa “New Dorp, New York”. O som eletrônico industrial de Aeron Jerome oscila entre o post-dubstep e o RnB e você com certeza ouvirá de novo.

ANIMALE

Ronaldo Fraga surpreendeu novamente. Certa vez o estilista afirmou que para ele “a música é a voz da roupa”, pensamento que justifica as escolhas ousadas que tornaram o desfile tão marcante. Trilha sonora feita ao vivo, interpretada no piano por Cida Moreira de peruca vermelha. Clássicos da música brasileira, como “Geni” de Chico Buarque, e hits modernos de Amy Winehouse traduziram perfeitamente a influência da coleção: a pulsante vida urbana.

RONALDOFRAGA

Michael Jackson, Iggy Pop e Kanye West foram os músicos que representaram a atitude jovem e roqueira da Ellus. A trilha, assinada pela sétima vez por Nick Graham Smith, trouxe batidas fortes, guitarras e notas dos anos 80. Combinou perfeitamente com o tema da coleção que eram as gangues das metrópoles.

ELLUS

O destaque musical da SPFW foi a Cavalera. Com desfiles que sempre trazem referências nada óbvias, a marca transformou a passarela em livro-cenário inspirado no conto dos irmãos Grimm, “João e Maria”. O compositor Bid foi quem assinou a trilha sonora cheia de colagens e sonoridades que remetiam à natureza e infância. Para combinar com o tom lúdico da apresentação, faixas da banda de lo-fi Warpaint e do projeto do austríaco Peter Kuder, o Marsmobil.

CAVALERA

Certamente algumas das faixas que rolaram nos desfiles da temporada do SPFW vão se tornar grandes hits no próximo ano.