Matéria publicada no FFW

O que não falta por aí são bons documentários de moda, mas muitas vezes eles são superdifíceis de encontrar. Raramente estreiam nos cinemas e, quando isso acontece, são em poucas salas e por um curto período. Por isso, o FFW fez uma lista com seis filmes para quem ama o universo fashion disponíveis no YouTube e no Netflix. Para assistir onde, quando e quantas vezes quiser!

Leia mais:
> 10 Livros de moda para download
> 7 filmes com figurino impecável

“The September Issue” (2009)

Para qualquer pessoa que já sonhou em trabalhar com moda, e para todos os apaixonados pelo seu universo, este filme é obrigatório. Ele mostra o poder e a influência de Anna Wintour, editora-chefe da “Vogue” americana, na indústria fashion durante a produção da maior e mais importante edição do ano. (Duração: 86 minutos)

Assista completo aqui (com legendas em português).

“Bill Cunningham New York” (2010)

Gosta de blogs de street style? Então você precisa conhecer Bill Cunningham. Ele foi o responsável por inserir esse tipo de fotografia de moda nas páginas do jornal “The New York Times”. “Nós todos nos vestimos para Bill”, diz Anna Wintour durante o filme. “É um clique, dois cliques, ou nenhum clique… o que significa a morte.” (Duração: 84 minutos).

Assista completo aqui (com legendas em espanhol).

“McQueen and I” (2011)

Neste filme, a diretora Louise Osmond celebra o brilhantismo do estilista Alexander McQueen, morto em 2010, além de explorar sua ligação com a lendária Isabella Blow a partir de depoimentos, muitos deles inéditos. (Duração: 70 minutos).

 “The Secret World of Haute Couture” (2007)

Em 2007, a TV britânica BBC mergulhou no “mundo secreto da Alta-Cosutura” para descobrir quem são as pessoas que compõem a seleta clientela dessas grifes. (Duração: 45 minutos).

“Lagerfeld Confidential” (2007)

“Eu tenho moldado tanto a percepção que as pessoas têm de mim, que eu acho que é praticamente impossível para elas conhecerem quem eu sou de verdade. Eu quero ser impossível, até para as pessoas que eu amo profundamente. Não quero ser real na vida dos outros. Quero ser uma aparição. Eu apareço, e então desapareço. Eu não quero ser a realidade na vida de ninguém, porque também não a quero na minha”, afirma Karl Lagerfeld. Precisa dizer mais alguma coisa? (Duração: 85 minutos).

Assista completo aqui (em francês sem legendas).

“Abrindo o Zíper” (1995)

Antes de trabalhar para a Target e QVC, Isaac Mizrahi era queridinho das fashionistas – e este documentário em preto e branco revela os bastidores da sua coleção de Inverno 1994. O bônus fica por conta da participação das tops dos anos 1990: Cindy Crawford, Linda Evangelista, Kate Moss, Naomi Campbell e mais! (Duração: 73 minutos).

Disponível no Netflix.