Quem não quer um closet que acomode bem suas peças queridas? A maior queixa que ouvimos é que nunca há espaço suficiente para armazenar tudo que se tem. E claro, considerando as limitações estruturais o que mais percebemos é que existem closets mal aproveitados. Antes de tudo, um desabafo: quem gosta de gaveta é marceneiro! Sempre que puder opte por araras, que te garantem 3X mais espaço que as gavetas e ainda conserva suas roupas bem passadas! Gavetas rasas, armários com pouca profundidade e nichos mal dimensionados são bastante comum no (não) planejamento deste espaço. Confiram dicas preciosas para levar para seu arquiteto hoje mesmo!

NEUMA ANDRADE PARA POST

(Projeto: Neuma Andrade)

  1. 1.Prateleiras Superiores (também conhecida como “Maleiro”) – Altura mínima de 45 cm. Esta é uma área de mais difícil alcance, por isso deve ser guardado o que é menos usado, como malas de viagem ou vestidos de festa enrolados em papel seda e armazenados em suas devidas caixas organizadoras.
  2. 2.Araras para ternos, blazers e camisas – 110 cm de altura;
  3. 3.Araras para vestido e casacos longos – 165 cm de altura;
  4. 4.Calceiro – 85 cm de altura;
  5. 5.Gavetas para roupas – 18 cm de altura (medida interna);
  6. 6.Largura prateleiras: mínimo 50cm. Aqui é interessante fazer um levantamento de quantas peças se tem a dobrar para melhor aproveitamento. Esta largura apontada é para que caibam duas pilhas lado a lado, mas se preferir, opte por nichos de ao menos 30cm cada, assim evita que uma pilha mais pesada incline sobre a outra

E MAIS!

  • A profundidade mínima de um armário deve ser de 60 cm, para que possa comportar os cabides anatômicos para ternos e casacos. Porém se o seu armário for de porta de correr, ele deve ter no mínimo 66cm, pois 6 cm são reservados para os trilhos. Muito cuidado com esta medida!
  • Bandejas deslizantes para sapatos deve ter entre 15 cm (para sapatilhas e flats) e 25 cm (para saltos altos). Lembrem-se que ao planejar este setor do seu closet o mesmo deve ser feito separadamente das roupas pois seu material de confecção atrai diferente umidade e mantem odores próprios que devem ser afastados do vestuário.
  • As gavetas para acessórios devem ter média de 10cm de altura (medida interna)
  • Área de circulação em frente ao armário – O recomendado é ao menos 70cm.

assinatura_closetaporter

Fonte: Portal Clique Arquitetura.