cabecalho_stylist

Como Usar Tênis Fora da Academia ou do Look Esportivo?

Todo mundo sabe que dá, mas nem todo mundo acerta. Para isso a gente está aqui! Não é fácil desconstruir a combinação “do colégio” e montar um look cheio de informação de moda de uma hora para outra: temos que entender as alternativas que existem. Vamos a elas!

Para entender: O comeback dos tênis esportivões se deu no início do ano quando marcas como Chanel e Dior trouxeram para as passarelas de Alta-Costura vestidos absolutamente estonteantes combinados a tênis esportivos nos pés. Paralelamente, parcerias como a de Riccardo Tisci (estilista de outra label gigante, a Givenchy) com a Nike também estavam sendo fechadas. Nomes fortes liderando manifestações ligadas ao esporte – por coincidência muito em alta no ano de 2014 por motivos de copa. Dessa combinação saiu o nome para a tendência: Sneaker Couture.

 

Para usar: 

No trabalho: Se você tem uma profissão menos tradicional, é autônomo, ou tem um “casual day” no escritório, você pode sim ir trabalhar com um tenis esportivo, um slip on ou uma alpargata. Modelos menos coloridões e chamativos combinam melhor com esse ambiente: hoje existe uma gama de estampas ótimas para essa opção. Entre eles está o preto básico de sempre, tênis com detalhes em animal print (que funcionam como uma sapatilha no look), lisos ou claros e com estampas tradicionais como vichy ou xadrez tartan (que lembra a tradicional Burberry). Evite peças com o ar esportivo demais e apele para peças de alfaiataria, tons neutros e até materiais como couro. Fica chique e não levanta suspeitas!

 

Em um “encontro”: A maioria das mulheres é preconceituosa com o tênis, já que ele pode parecer pouco arrumado para eventos como um jantar ou um encontro. Como estamos aqui para quebrar paradigmas, sugiro refletirem sobre como um look exageradamente sensual pode mudar e ficar mais despretensioso apenas com a troca desse acessório discreto que fica nos pés! E nessa hora vale de tudo: slip on, esportivos, estilo all star ou vans, o que vier!

No inverno – já que ele ainda não foi embora – vestidinhos sequinhos, brilhos leves e aquela boa e velha jaqueta já fazem por si só um look “meio arrumadinha, só que não demais”. Nessa hora os comprimentos mais ousados ficam perfeitos com tênis rasteiros – que não vulgarizam demais os corpos femininos. Se vai deixar barriga de fora e usar cropped, mais ainda. Nunca foi tão ideal um tênis na baladinha! Para compensar essa ousadia, vale investir pesado nos outros acessórios.

 

 

No final de semana: Se você acha que aqui não tem desafio porque o final de semana é casual e supercombina com tênis, você está CERTA. Na verdade, com a correria do dia a dia, acabamos não percebendo que para mudar o look inteiro muitas vezes basta mudar o que temos nos pés. E se no final de semana você normalmente já veste aquele look leve, despreocupado, menos formal porque – enfim, é quando dá – continue assim e combine com tênis. Agora pode ir tranquila nas cores mais fortes, estampas diferentes e até bordados e brilhos – mesmo de dia. Deixe o tênis sóbrio no armário para ir trabalhar na segunda-feira!

 

Fico no aguardo das próximas perguntas de vocês! Beijocas,

assinatura_stylist