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Batalha criativa propõe desafio para designers: produzir três calçados em 24 horas em uma fábrica conceito estruturada no Barra Shopping, em Porto Alegre

Em tempos nos quais tudo acontece tão depressa e o que é novo parece mais do mesmo, é preciso reverter o processo da cópia em criatividade para inovar. Para tanto, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) propõe um desafio para o setor calçadista: uma batalha criativa, na qual os soldados são os talentos do segmento. Tendo como mentor um dos grandes nomes da moda, o estilista Lino Villaventura, a Maratona MUDE busca resgatar o significado de mudança e renovação em design para o setor calçadista.

O campo de batalha será um atelier de criação e uma fábrica conceito no Barra Shopping, em Porto Alegre/RS, onde quatro equipes de designers deverão desenhar e produzir três calçados em 24 horas. O desenvolvimento dos produtos terá o acompanhamento do mentor do evento, que estará em tempo integral de olho na sinergia das equipes e na originalidade das criações. Os vencedores levam para casa, além do troféu, R$ 15 mil e bolsas integrais individuais – uma por integrante da equipe – para curso de extensão em Design do Istituto Europeo di Design (IED), que será realizado na sede da Abicalçados em data a ser definida.

Para Lino Villaventura, o calçado brasileiro carece de uma identidade mais precisa e que tenha reconhecimento internacional. “Possuímos todas as condições e matérias-primas necessárias para modelar sapatos de qualidade. O que falta é inovação na hora de criar o design dos produtos, está faltando algo”, explica, apontando que as grandes capitais mundiais do calçado possuem características específicas, seja de qualidade ou modelagem, que fazem com que os artigos sejam mundialmente reconhecidos.

O estilista salienta que a MUDE tem importância fundamental, pois oportuniza criar um movimento em busca dessa identidade, como forma de ajudar a suprir a carência criativa, explorando a veia artística dos profissionais do setor e identificando novos talentos. “O projeto também visa abrir portas para que os designers que se diferenciam dos demais possam ser reconhecidos pelos fabricantes”, pontua.

Sobre os critérios de avaliação da batalha, Villaventura indica que qualidade, conforto e criatividade são quesitos primordiais. “Os modelos devem ser confortáveis, pois essa característica é fundamental em qualquer calçado. Além disso, a originalidade do desenho, acabamentos precisos e detalhes inovadores devem receber atenção especial”, exemplifica.

Inscrições
As inscrições para a Maratona MUDE são ilimitadas, contudo, após o prazo de encerramento, uma comissão julgadora formada por profissionais renomados, incluindo o mentor do evento, selecionará as quatro melhores equipes inscritas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 27/08 pelo site  ww.maratonamude.com.br/inscricao.
O evento é uma realização da Abicalçados e Brazilian Footwear que conta com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Francal Feiras e Grupo Couromoda.

SERVIÇO
Maratona MUDE
Quando: 26 e 27 de setembro de 2014
Onde: Barra Shopping, em Porto Alegre/RS
Regulamento: www.maratonamude.com.br/regulamento
Fanpage: www.facebook.com/maratonamude

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