Chega esta época do ano e a reclamação é uma só: este tempo não nos ajuda! Especialmente quando se trata de conservar nossas roupas, mantendo-as bem longe da umidade e o que ela resulta de imediato, o mofo. É comum sentirmos nossas peças um tanto quanto molhadas, e os sapatos já com pontinhos anunciando que a guerra já começou! Então atenção às dicas desta semana e vamos à luta!

FOTO1

 

Se você abriu os armários e já sentiu aquele cheirinho de guardado, mãos à obra! Esvazie todo ele e limpe com um pano umedecido com vinagre branco. Esqueça outros produtos químicos, o vinagre é natural e tem melhores resultados no combate ao mofo. Lembrem apenas de deixar o armário aberto para secar completamente antes de guardar novamente suas peças.

FOTO2

As roupas que ficaram de fora, deixe-as secando sob o sol e vento. Se houver algo para passar, ferro seco, nem pense em utilizar o vapor!

FOTO3

Uma vez que tudo foi higienizado e guardado, agora é hora de lançar de mão de alguns aliados para manutenção de todo este trabalho. Começando pelo mais simples e que facilmente encontramos nos supermercados, os antimofos, que devem ser trocados de tempos em tempos, quando encherem de água.

FOTO4

Apesar de práticos, sabemos que estes potinhos custam caro com relação ao tempo de uso, então nossa dica é aproveitar das embalagens e preencher com giz de lousa, aqueles de quadro negro mesmo. Assim você consegue economizar bastante e multiplicar resultados. Se não tiver como reaproveitar dos industrializados, uma dica é fazer sachês com tule para o giz. Funciona também!

FOTO5

O pó de cedro além de ajudar a combater o odor de umidade, ainda evita as traças. É comum encontrarmos em casas de aromas no formato de bolinhas, que você pode dispor nas gavetas ou ainda em sachês com o pó, misturado a outros aromas, como lavanda. Coloque nos cantinhos do seu closet e verá que ele permanecerá com um cheiro super agradável e nada invasivo.

No fim, o importante mesmo é lembrar que precisamos observar nosso armário e suas necessidades constantemente, deixando suas portas abertas ao menos uma vez por semana e jamais guardando de imediato as peças que vestimos no dia. Em meio a tantas alternativas naturais ou industriais no combate à umidade e o mofo, vence a simplicidade de hábitos que garantem a saúde e longevidade do nosso closet.

assinatura_closetaporter