A maioria das pessoas pode ter água na torneira e leite na geladeira, mas você sabia que estas bebidas nada caras podem fazer mais que matar sua sede? Reunimos 21 sugestões de bebidas para cada tipo de situação e necessidade. Desde suco de picles a uísque e suco de cereja amarga, estas bebidas podem aumentar a resistência, atenuar resfriados e até ajudar a superar enjoos de estômago.

Para reforçar músculos: leite
O leite pode deixá-lo forte. Ele contém as proteínas do soro e caseína (ambas contêm todos os aminoácidos essenciais) que ajudam a formar músculos.

Para perder peso: chá verde/suco de grapefruit (toranja ou pomelo)
Adote a bebida mais consumida no mundo, o chá verde, que ajuda a controlar o peso ao intensificar ligeiramente o metabolismo (com quatro xícaras por dia). O suco de grapefruit (toranja ou pomelo) também foi citado como auxiliar para perder peso, e comer meio grapefruit junto com a refeição revelou mais benefícios do que apenas a fruta.

Cha verde

Chá verde para perder peso

Para se recuperar: água/ leite achocolatado/ bebidas isotônicas
O principal depois do exercício: beba água para repor a perda de suor. O leite achocolatado também pode ajudar o corpo a se recuperar depois do exercício por causa de sua proporção entre carboidratos e proteínas (4 para 1). Ou consuma um isotônico rico em carboidratos, sódio, potássio e proteína.

Para uma corrida: água/ água de coco
Primeiro, comece sempre com a água, mas corridas mais longas (90 minutos ou mais) podem exigir uma bebida isotônica, como Gatorade, para repor o sódio e outros eletrólitos perdidos. A água de coco também é benéfica, pois oferece a mesma hidratação e apoio à resistência aos exercícios que as bebidas esportivas, mas com menos calorias.

Na hora de correr leve uma garrafa com água.

Na hora de correr leve uma garrafa com água ou água de coco.

Para resfriado: chá com mel e limão
Beber líquidos geralmente ajuda a afrouxar o muco que nos congestiona (chá ou caldo quente podem ser muito úteis). Mas talvez seja melhor evitar leite e outras bebidas lácteas quando você está entupido. Algumas pessoas são mais suscetíveis ao aumento da produção de muco quando se alimentam de laticínios.

Para dor de garganta: chá de cúrcuma
A ingestão da maioria dos líquidos ajuda a manter a garganta úmida. Para aliviar a dor de garganta, experimente o chá cremoso de cúrcuma de Mark Sisson. Um copo de leite de amêndoas morno (feito de amêndoas moídas e água), uma fatia de gengibre, uma pitada de pimenta-caiena, uma colher (de chá) de mel e meia colher (de chá) de cúrcuma se misturam para fazer um calmante maravilhoso para a garganta. A cúrcuma auxilia na redução da inflamação.

Para aftas: leite de coco Se você tiver aftas ou queimaduras por alimentos quentes, experimente gargarejar (ou beber um pouco) de leite de coco, porque o óleo do coco ajuda a tratar infecções por fungos, como úlceras bucais. E evite coisas picantes.

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Para excesso de sono: café/água/spirulina
Para um empurrão no meio do dia, beba uma caneca de café. Água também pode reanimá-lo, assim como uma bebida reforçada com pó de spirulina (encontrada na maioria das lojas de alimentos saudáveis). O pó, derivado de algas verdes e azuis, é um dos alimentos mais cheios de nutrientes, com uma tonelada de vitaminas e minerais que aumentam a energia.

Para dormir: leite quente/ camomila
Conhaque costumava ser o sedativo preferido pela comunidade médica no século 19. Mas para uma bebida sem álcool experimente leite quente ou chá de camomila, que também podem ajudar a levá-lo a um sono profundo.

Para a digestão: água/ chá de ervas
Beber água enquanto se come (e depois de comer) ajuda a digerir o alimento, assim como chá de ervas (especialmente hortelã). Adicione um toque de canela para uma ajuda extra à digestão.

Para comidas picantes: leite/ iogurte
A gordura e a proteína do leite ou do iogurte mais líquido podem reduzir a queimação de alimentos. O leite ligeiramente ácido ajuda a neutralizar ingredientes como pimenta, que são básicos.

Para ressaca: água/ suco de laranja/ banana batida. Beber água é essencial para evitar a péssima sensação na manhã seguinte. Mas se for tarde demais (todos já passamos por isso) faça uma banana batida com espinafre. Os dois ingredientes ricos em potássio aumentam os eletrólitos perdidos com o excesso de bebida. Como o álcool provoca a queda do açúcar no sangue, um copo de suco de laranja também pode ajudar a nos trazer de volta ao normal.

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Para desidratação: água de coco
A água de coco pode reidratar, talvez mais que a água comum. O equilíbrio de carboidratos e eletrólitos é ótimo para hidratar, especialmente depois de exercícios.

Para a fome: leite
Em comparação com uma bebida de fruta, beber leite desnatado pode aumentar a saciedade (palavra chique para sentir-se cheio).

Para gás e estufamento: água com bicarbonato
Se você tem medo de deixar uma flatulência escapar, misture uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio em um copo de água e vire. Bebidas probióticas também podem reduzi-la. Também evite ingerir líquidos com canudos. O ar inalado irá causar… bem, você sabe.

 

Por Nicole McDermott