cobertura_fenin

Diferentes malharias investem nos tons crus – nude, branco, off white – e confirmam a tendência all natural

IMG_7398

A força dessa tendência cresce a cada ano e não só na moda: ela também está presente no design, na alimentação e até nos itens de beleza. Não poderia ser diferente já que a valorização do manual e o retorno (que não é triunfal pois é simples) do feito-à-mão vem se ensaiando há algumas temporadas.

Totalmente propícias à estação, as fibras naturais como palha e corda se misturam aos tradicionais algodão e linho e refrescam o maleável couro de verão, mais fino, mais trabalhado e mais leve. O toque natural não vem só nas matérias primas dos tecidos, mas também em aviamentos e acessórios que vão de brincos aos sapatos de madeira, osso e até cortiça.

IMG_7391

Grandes nomes da moda nacional como Isabela Capeto, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e – nessa temporada – Lenny Niemayer e Cantão reforçam a importância desse trabalho e da valorização dos produtos brasileiros e vão além valorizando também os artesãos que são quem coloca a mão na massa literalmente.

Além da validação feita pelos criadores que enxergaram na próxima temporada a hora certa de colocar essa aposta nas ruas, também existe a confirmação de birôs de estilo como o Stylesight que, em parceria com a ABEST, apontou os “materiais com texturas que remetem a elementos naturais, desgastados pela ação do tempo” como uma das tendências para o verão 2015.

IMG_7383

Como isso aparece na Fenin? As grandes malharias que expõem na feira apresentam justamente essa tendência nas araras e estandes que pipocam de compradores desejosos por ter o verao 2015 em mãos o quanto antes. Nesse grupo de, vamos chamar naturais, também está a revoada de incansáveis tons de brancos que atravessaram o frio do inverno e voltam para as ruas com nova plumagem!

Com cara de Brasil e, principalmente, com produção no Brasil, as diferentes maneiras de trançar os fios para construir as peças são o que dão forma ao verão 2015 que, para os lojistas e marcas, já começou (veja a galeria abaixo)!