cobertura_fenin

Criadas vários semestres e para diferentes concursos, as peças trazem a inovação e o olhar dos futuros designers gaúchos

Quem entra pelo corredor da direita na Fenin, e decide se aventurar pelos estandes logo após o toalete (natural, depois de uma viagem até Bento Gonçalves) se depara com uma vitrine diferente. Ali, ao invés das apostas da próxima temporada quente, a gente encontra trabalhos experimentais de alunos da Universidade de Caxias do Sul, muitos dos quais participaram de concursos dentro e fora da universidade.

Foto: Vini Dalla Rosa

Foto: Vini Dalla Rosa

A coordenadora do curso de Design de Moda da UCS, Adriana Job Ferreira Conte, fala orgulhosa dos alunos, e conhece o talento de cada um deles. Entre os destaques mostrados na feira está o trabalho da formanda Julia Sauer B. de Moura. Além da coleção de final de curso, tradicionalmente apresentada, Julia também ganhou primeiro lugar no concurso UCS/Sultêxtil.

Foto: Vini Dalla Rosa

Foto: Vini Dalla Rosa

Adriana explicou que a parceria entre a Universidade de Caxias do Sul e a Sultextil Indústria de Tecidos acontece desde 1999 e tem como objetivo “proporcionar aos alunos a oportunidade de pesquisar e descobrir novos resultados a partir dos tecidos de malha produzidos pela empresa”. Além do desafio, do destaque e do reconhecimento, o aluno vencedor ganha uma viagem de ida e volta para Paris, com estadia e seguro viagem, no período dos principais desfiles e feiras do setor.

Além do trabalho de Julia, construções feitas em morim (tecido de algodão cardado e com uma construção leve) por alunos do segundo semestre remontam o final do século XIX e a Inglaterra da jovem Rainha Victoria. Igualmente impecáveis, merecem ser vistos de perto os trabalhos dos outros alunos que vocês podem conferir na galeria: Amanda Andreazza, Anderson G. de Souza, Gabrieli da Silva.