Por um problema financeiro tive que cancelar meu cartão de crédito que tinha um super limite e estou há 6 meses sem poder usá-lo, e embora nesse momento eu já possa ativa-lo novamente, decidi esperar, porque em 6 meses sem cartão de crédito mudei significativamente minha rotina de compras e passei a investir melhor meu dinheiro.

Saiba Mais:
>>Brasileiros compram por impulso
>>Empresários falam sobre o mercado de moda atual.

Eu sempre fui a tipica consumidora brasileira, que como mostramos nessa matéria aqui compra principalmente por impulso e gosta muito de comprar online (quem não ama?) Comprar no cartão de crédito é fácil, rápido e você nem sente que está comprando, diferente de comprar em dinheiro ou débito, o cartão de crédito tem um limite alto e você ainda acumula pontos que se revertem em milhas, maravilhoso não?

liqui

Acontece que esse consumo desenfreado faz a gente comprar coisas que não usa, são muitas baratas e acabam estragando depois de 1 semana, ou comprando aquela super tendência do momento que depois de 1 mês você vai enjoar. Eu parei de comprar loucamente, e agora, por ter que pagar tudo a vista, penso 456 vezes antes de decidir comprar a bota over the knee do momento, e adivinha? Eu me dou conta que não combina comigo e além do mais já não aguento mais vê-la por ai, e veja só, salvei 400 dilmas.

E sei que pode soar contraditório porque afinal estamos em um portal de moda, mas aqui acredita-se mais em autoconhecimento e estilo do que “comprinhas” e não é por isso que a gente não vai indicar produtos que a gente gosta, mas é por isso que vamos procurar estimular as pessoas a gastarem melhor e investir em peças e produtos com maior durabilidade e qualidade por exemplo.

LIQUIDAÇÃO-SHOPPINGS-DE-SÃO-PAULO

Pensando nisso, fiz essa listinha de 5 hábitos que tive que mudar na hora de fazer compras e que acabei adotando pra vida, funcionou comigo, pode funcionar com alguém mais, veja só:

1. Ir as compras com pressa
Houve uma época que eu tinha 2 horas de almoço, e era comum dar uma volta no shopping depois de almoçar e acabar fazendo compras. Acontece que na pressa você compra por impulso, não pensa direito e acaba tendo que sair correndo, ás vezes até sem experimentar a roupa ou sapato. Depois chega em casa, experimenta, não gosta, e pensa em trocar, porém a falta de tempo acaba te fazendo perder o prazo de troca e a roupa fica encalhada, quem já passou por isso?

Escolha um dia livre para fazer compras, reserve algumas horas dependendo do seu objetivo e procure com calma o que deseja.

2. Falta de foco
É bem difícil sair com uma listinha de compras e ficar focado só no que a gente precisa né? Pior ainda é sair sem essa listinha. Funciona para supermercado e funciona pra compras em geral. Anotar ou pelo menos ter em mente o que você precisa comprar, e procurar focar sua pesquisa só nesses itens. Encontrou algo no caminho que você amou mas não está na lista? Apenas não leve no mesmo dia, volte outro dia pra comprar e ai você ganha tempo para pensar se realmente quer/precisa e não perde o foco do dia.

3. Não conhecer seu orçamento
Saber quando você tem na conta ou no limite do cartão parece óbvio, mas aposto que nem todo mundo sabe. Ter em mente também aquelas contas ou boleto que vão entrar no dia x, e com isso fazer um cálculo aproximado do quanto você tem de “sobra” para gastar em coisas do dia a dia e pensar nesse valor na hora de fazer compras, não no valor total do seu salário ou renda. E jamais incorpore o limite do cartão ou cheque especial ao seu orçamento, isso é um erro fatal.

4. Conhecer seu fraco e desviar dele (se for possível)
Meu fraco são sapatos e acessórios, então quando estou querendo economizar passo longe das minhas lojas favoritas nesse quesito. Afinal o que os olhos não veem o bolso não sente né? No meu caso eu ainda tenho fraco por lojas online (oi, oquevestir <3) e quando fiquei sem o cartão de crédito cancelei assinatura de newsletter de várias delas, e hoje os banners em vermelho de SALE ou LIQUIDA já não deixam meu coração pulando.

5. Não pesquisar
Nessa regra minha família sempre foi mestre. Eu pesquiso absolutamente tudo antes de comprar, e isso te salva de levar um item por 400 quando em outra loja está por 250. Pesquise.  Seja online ou com indicação de amigos, e mais uma vez isso te dá o item mais valioso dessa lista: tempo.