(Foto: ThinkStock)

(Foto: ThinkStock)

Cumprir as pequenas tarefas, como ler e-mails, pode levar mais tempo do que o necessário. Consequentemente, os objetivos centrais do negócio ficam para segundo plano. Para auxiliar o empreendedor na organização de seus compromissos, a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios separou seis conselhos feitos por especialistas que reproduzimos abaixo:

Leia Mais
>>Análise SWOT para a vida profissional
>>Está mais fácil faturar com moda hoje?
>>A importância de fazer diferente no dia a dia

1- Planeje, depois ataque. É difícil preservar um tempo para projetar as tarefas enquanto uma pilha de papel está em sua frente. Para organizar-se sem atrasar seus afazeres, separe de 10 a 15 minutos da manhã para listar tudo o que deverá ser feito no dia. Essa relação de tarefas deve ser priorizada durante o expediente.

2- Racionalize as responsabilidades. Tente resolver dois problemas em uma tacada só. Por exemplo: reúna todas as contas para pagar e vá ao banco somente uma vez na semana. Seguir essa estratégia economiza tempo e auxilia sua organização.

3- Peça delivery. Serviços de entrega podem poupá-lo do tráfego intenso. Por uma taxa mínima, diversas empresas levam as mercadorias até o seu escritório. Você pode usar o tempo em que estaria no carro para cumprir as tarefas do dia.

4- Requisite ajuda. Quando você se defronta com um grande projeto que exigirá horas de trabalho, uma boa opção é reunir amigos e familiares para uma pizza. Essa abordagem mais descontraída pode ajudá-lo a concluir uma tarefa que levaria semanas para ser finalizada.

5- Escreva. Anotar os lembretes em pedacinhos de papel pode parecer a melhor opção até que você se depara com diversos post-its colados na mesa de trabalho. Para evitar o desespero, substitua a mania dos papeizinhos por blocos grandes. Escreva, no topo de cada página, a data. Abaixo, liste as tarefas do dia, os compromissos, os recados, as ligações, as queixas dos clientes. Enfim, tudo. Dois meses depois, se você quiser lembrar para quem vendeu o produto X, é só verificar no caderno.

6- Permita-se um descanso. Por mais que tenha prazer em trabalhar, é importante reservar um dia da semana para repousar. Além disso, durante o expediente, cumpra pequenos intervalos de descanso: uma pausa para tomar café pode aumentar a produtividade.

Fonte Original