Quem diz que nada de novo acontece na moda gaúcha ainda não conhece a Clássica com Pimenta. A loja vai além do simples conceito de ponto de venda ou curadoria de marcas. Trata-se de um coletivo de jovens estilistas gaúchos que juntos querem “temperar” o guarda-roupa de quem ama exclusividade, produtos seriados, customizados e divertidos, sempre com um toque de bom humor.
Atualmente, as marcas Alessandra Giordani, Ayessa, Clássica, Elisa Sanchez, Santas do Pau Oco, Segundo, Sí Como No e Von Hoonholtz formam o coletivo e, todas juntas, vão realizar um superlançamento de inverno no dia 4 de junho, a partir das 18h, na Clássica com Pimenta, em um evento apimentado com boa música, gente fina e novidades superquentes. Conheça agora a proposta de cada uma das marcas:

ALESSANDRA GIORDANI – Marca da estilista homônima, hasteia a bandeira do slow fashion. Alessandra Giordani não trabalha com coleções de inverno ou de verão. Ela acredita em minicoleções. Garimpa tecidos de qualidade em tecelagens nacionais, no Rio, em São Paulo ou Belo Horizonte, e gaúchas. Tudo é muito handmade e os anos 60 e 70 aparecem com força sempre, já que são as referências estéticas da marca. A mais recente minicoleção – batizada de “Que vejo flores em você” – traz vestidos de manga longa como peça-chave deste inverno e de outros. Pois quem acredita em slow fashion como Alessandra Giordani sabe: moda de verdade dura muitas temporadas.

Alessandra Giordani

Alessandra Giordani

AYESSA – O jeans é o coração da marca, assinada pela estilista Thaisa Ayessa, de Santa Cruz do Sul, onde fica seu ateliê. Há dois anos e meio no mercado, a proposta de customização é o norte da Ayessa, destinada especialmente ao público jovem/teen. Shorts, calças, jaquetas, tudo em jeans bordado, rasgado, carregado, tinturado, manchado. A linha Fun é assim, intensa na mistura de tecidos, texturas e efeitos. Neste inverno, fazem par com o denim a pelúcia (tipo “carneirinho”) e as aplicações de spikes, tachas e pedrarias fake ultracoloridas. As referências a nomes de bandas, símbolos pop e aos universos rocker e clubber geram uma mistura final dark bem colorida.

Ayessa

Ayessa

CLÁSSICA – A caçula de todas as marcas do coletivo, a Clássica será lançada durante o evento. A marca nasceu da observação apurada de Lessandra Fraga, proprietária da Clássica com Pimenta. A lojista decidiu tornar-se estilista e colocar a mão na massa depois de sentir, no dia a dia, a necessidade das clientes de uma “modernidade mais clássica e básica”, sobretudo entre as mulheres com mais de 30 anos. As peças são estruturadas, para garantir caimento, em algodão, neoprene e ponto roma. A coleção de inverno – e de estreia – chama-se “Elas” e reflete nos detalhes a força de mulheres importantes, como Frida Kahlo, Audrey Hepburn. Detalhe: as grades são reduzidas e quase todas as peças são únicas.

Fil140519_072_0184

ELISA SANCHEZ – Bolsas de novela, literalmente: Elisa Sanchez faz parte do figurino de Geração Brasil, da Globo. A marca, criada em 2012 pela designer Ana Elisa Minuscoli, tem seu QG situado em Caxias do Sul e alia as últimas tendências à materiais nobres de forma criativa. As coleções são anuais e a mais recente se chama “Maravilhas Brasileiras”, que conta com três bolsas e duas clutches. A inspiração veio das belezas nacionais, da flora e da fauna. Texturas, formas e elementos do tatu bola, da tartaruga marinha, do tucano, das nossas mais belas praias e imponentes serras estão presentes no design dos acessórios Elisa Sanchez.

Fil140519_072_0721

SANTAS DO PAU OCO – Marca da estilista e produtora de moda Berê Paiva, a Santas do Pau Oco reforça seu DNA handmade. No vestuário, há vestidos estruturados e fluidos, blusas e moletons, além de t-shirts de manga longa, todos trabalhados com aplicações, tingimentos e bordados. Já nos acessórios – um eixo importante da marca –, novamente aparecem o mix de materiais e as cores de inverno (marrom, vinho, preto). Destaque para os máxi brincos e máxi colares. Entre os componentes, couro fake, miçangas, tule e tricô. Como as peças “atingem” em cheio o coração das clientes, ou seja, não são bijuteriais básicas, a coleção se chama “Âmago”, pois fala diretamente com cada mulher.

Fil140519_072_0528

SEGUNDO – De Santa Maria para o mundo. Byron Segundo, designer da marca lançada em outubro de 2013, divide com os clientes de seu e-commerce e lojas selecionadas um recorte do que gosta de usar, de ver, de criar. Tudo que desenha – seja uma camiseta, um adesivo, uma caneca ou um case – tem tiragem reduzida, controlada (numerada) e alta qualidade no processo de fabricação. As t-shirts são 100% algodão e passam por um jato de cerâmica que garante um delicioso toque aveludado antes de receberem a estampa. Os cases para celular são feitos em policarbonato revestido de cortiça portuguesa, e demandaram meses de dedicação até se obter o resultado perfeito para customizar esse aparelho tão fundamental para todos nós.

Fil140519_072_0040

SÍ, COMO NO – Gabriela Ponzi Seibel começou a fazer alpargatas femininas customizadas – ou espadrilles, como costuma corrigir – em julho de 2013. Sempre gostou do conforto cool que só este calçado proporciona e, ao acaso, passou a pintar seus modelos. Ao postar nas mídias sociais viu os pedidos cresceram e a Sí, Como No nasceu. O maior diferencial da marca é a extrema customização: você pode ter uma alpargata sob demanda, do jeito que quiser, basta encomendar e aguardar. Mas a coleção de peças prontas para este inverno aposta as fichas no bordô e outros tons escuros, nos metalizados com e sem spikes, e na estampa xadrez.

Fil140519_072_0692

VON HOONHOLTZ – João Von Hoonholtz e Leandro Consoni decidiram empreender no final do ano passado em um nicho específico. Os sócios e criadores focaram em uma peça: o paletó. Tradicionalmente complicados de se produzir, baseados em elevado conhecimento de modelagem, na Von Hoonholtz os paletós recebem o que há de melhor em materiais, técnicas de alfaiataria e conceitos de moda, até resultarem em um produto final contemporâneo e de alto nível. O paletó é uma peça formal, entretanto, tem versatilidade e acompanha looks casuais ou elaborados. Além dos modelos femininos e masculinos (todos com forros especiais, quentinhos e aconchegantes), a dupla criou vestidos, sobretudo de tecido plano, para este inverno.

Fil140519_072_0394

AGENDE-SE
O quê: Lançamentos de outono-inverno 2014 na Clássica com Pimenta
Onde: Av. Venâncio Aires, 18, bairro Cidade Baixa – Porto Alegre/RS
Quando: quarta-feira, 04/06/14
Horário: a partir das 18h
Apoiadores: Be Rocha Sound Designer e Atelier de Doces Dulcíssima
Estacionamento com desconto: Auto Park (Av. Venâncio Aires, 133, Cidade Baixa – Porto Alegre/RS)