Quem disse que o direito às dúvidas nas horas das compras cabe só às mulheres? Na hora de escolher o clássico item do armário masculino, o terno, as regrinhas da silhueta ideal podem confundir bastante até mesmo o mais objetivo dos homens.

COVER TEXTO

Primeiramente o corte e o tecido são de longe os mais importantes pontos a serem observados. Não adianta guardar um terno da década de 90, pois muito já mudou no shape e no material utilizado, evolua também!

Agora muita atenção a algumas dicas básicas!

FOTO 1

1• Para que o terno tenha um bom caimento, tire a medida do seu tórax mantendo os braços ao longo do corpo. A metade dessa medida é em geral o tamanho do seu terno. Por exemplo, se o seu tórax mede 100 cm, seu terno será tamanho 50.

2• As ombreiras do paletó devem ficar sobre o ombro. Se a linha da costura invade o braço, o paletó está desalinhado, experimente um número menor;

3• As mangas devem estar no base do polegar encontra o pulso e mostrar de 1 a 1,5 centímetro do punho da camisa.

4• Se você consegue com os braços relaxados alcançar a barra do paletó, ele está no comprimento ideal. Do contrário, está muito longo.

5• Não ignore a parte de trás do seu terno. Com a abertura central não tem muito erro, mas aberturas laterais também funcionam.

FOTO 2

6• A lapela é a parte que garante personalidade ao terno. Hoje em dia elas se apresentam mais estreitas, com até 5cm na sua parte mais grossa. Cuidado apenas às lapelas muito finas, elas são bastante ousadas e só cabem em ambientes específicos.

7• A medida do comprimento das mangas do paletó vem representadas pelas letras L ou M que vem após o número do tamanho do terno (ex.: 50 L). Se tem braços longos, opte pela L.

8• Os paletós mais novos vem com dois botões, e este modelo garante uma silhueta mais magra e elegante. Abotoe apenas o primeiro como truque de estilo.

9• A calça do terno atual é mais estreita, com a boca mais fina. Elas devem tocar os sapatos com apenas 2 cm de tecido sobrando;

FOTO 4

Um bom terno é um verdadeiro investimento, e se pretende fazer valer este custo, cuide adequadamente do seu. Lembre-se que o cabide deve ser amplo o suficiente para sustentar o terno e evitar deformá-lo. A lavagem deve ser a seco – a melhor opção é a vaporização – e uma vez por ano já é suficiente, pois quanto mais vezes ele passar por este processo, sua forma tende a mudar.

Leve estas dicas com você e boas compras!

assinatura_closetaporter