É verdade que o friozinho já está batendo lá fora, e chegou a hora de tirar os casacos mais pesados do fundo do armário para assumirem os postos de protagonistas. As nossas peças em couro – fiéis companheiras inverno após inverno – sobrevivem aos modismos mas não resistem aos maus tratos e a depender do dano e tratamento aplicado, o resultado pode ser irreversível.

Armazenamento do Couro

Para garantir longa vida à peça o primeiro cuidado deve ser guardá-la em local apropriado. O couro é um material que contém 75% de umidade, e por esta razão pode facilmente absorver umidade e com isso bactérias.

O couro é um material que precisa respirar, logo ele não deve ser exposto a temperaturas extremas e jamais ser guardado em sacos plásticos ou coisas do tipo. É recomendável ainda que ao menos uma vez ao mês sua peça seja colocada para ventilar, em ambiente com pouca luz direta e sem umidade. É a melhor forma de evitar o mofo.

FOTO1

Limpando a Peça

Caso a sua peça esteja em perfeito estado, um pano seco é suficiente. Se apresenta manchas leves, pode ser aplicado um pano úmido sobre ela. Porém, se o couro já apresenta marcas mais relevantes o recomendado é encaminhar para a lavanderia pois o tratamento doméstico pode ressecar, endurecer, encolher ou ainda desbotar a peça, causando danos ainda maiores.

E não há porque se preocupar, o processo feito em lavanderias é totalmente artesanal e profissional, são usados produtos adequados e sem intervenções químicas o que não afeta a cor original do material.

FOTO2

Hidratando o couro

Não podemos esquecer que o couro é material de origem animal, e assim como a nossa pele, ele sofre quando exposto à temperaturas diferentes. Por isso, duas vezes ao ano é recomendável que seja feita uma hidratação em processo super simples. Com a peça limpa, passe um pano com hidratante para couro ou hidratante corporal mesmo. Não há problema no pano estar úmido, apenas lembre-se de logo após hidratada deve permanecer em local bem fresco até secar bem e poder ser guardada adequadamente.

FOTO3

Cuide com carinho desta peça e pode ter certeza que ela te retribuirá com muitos anos ainda de parceria fashion! 😉

assinatura_closetaporter