Novo colunista do Portal Fashion RS fala sobre a importância da rotina – ou de sair dela às vezes – para o mundo dos negócios. A partir de agora você encontra por aqui as dicas do coach relacionadas à carreira!

O que eu faço diferente hoje para obter um resultado melhor que o de ontem? Inicio minha parceria como colunista no Fashion RS com este questionamento, pois considero este, um dos principais pontos que provocam a mudança, e que, normalmente, é negligenciado por todo o mundo. Equalizar a vida pessoal com a profissional faz com que ao final da noite, oremos para que os dias, a partir de amanhã, passem a ter no mínimo 30 horas.

Fashion-Agenda-3

Essa falta de tempo nos engole diariamente e nos joga em um ciclo de rotina que, num piscar de olhos, os anos passam e nem percebemos que sempre comemos a mesma coisa no café da manhã, que fazemos o mesmo trajeto para chegar ao trabalho, que marcamos o happy hour repetidamente no mesmo bar, que vamos ao mesmo supermercado, geralmente no mesmo horário, no mesmo dia da semana e compramos as mesmas coisas… A maioria dos leitores pode, neste momento, pensar: Sim! É justamente isso! E o motivo é a falta de tempo!! Eu concordo e vou um pouco além. É falta de tempo e de reflexão.

A verdade é que o hábito de refletir sobre fazer diferente se tornou uma tarefa tão complexa, que é muito mais fácil e rápido seguir com os hábitos de sempre. Afinal, se o resultado do dia não é ruim, porque mudar? É como dizem por aí: em time que está ganhando não se mexe! Mas será que realmente estamos ganhando, ou apenas estamos “cumprindo tabela” para terminar o dia sem maiores problemas?

e94f0320bd774546d2797bbc396599cf

Não estou promovendo uma campanha para abolir a rotina da sua vida, pelo contrário, a rotina é importante no processo de organização, e esse tema será recorrente aqui na coluna do Portal Fashion RS. No entanto, o convite que eu faço é para que você se permita fazer, ao longo do dia, coisas diferentes do que habitualmente você faz e refletir sobre como é possível melhorar seus os resultados através destas pequenas mudanças. O mais interessante de tudo, é que essas reflexões podem (e devem) ser feitas em todas as áreas (pessoal, profissional, social, espiritual…). E como o foco desta coluna é dar algumas dicas relacionadas aos negócios, sugiro alguns pontos de reflexão no exercício da sua profissão:

Perceba como está seu ambiente de trabalho. Se estiver tenso, reflita como você pode contribuir para melhorar isso. Muitas vezes um sonoro e entusiasmado “bom dia”, oferecer-se para buscar um café ou presentear os colegas com balas e bombons, são excelentes formas de melhorar o ambiente e criar uma receptividade na execução das tarefas profissionais. Certamente o resultado no final do dia será diferente.

Verifique como está a comunicação entre a equipe. Se estiver com ruídos, reflita como você pode se comunicar melhor. Uma boa dica é descobrir qual o sistema representacional (visual, auditivo, cinestésico ou digital) de cada membro da equipe, pois se você tiver na sua equipe alguém que seja altamente visual, não adiantará você passar uma informação utilizando apenas a fala, você precisará também rabiscar em um papel, ou até mesmo elaborar uma apresentação caso a instrução tenha que ser dada para várias pessoas com este perfil. Certamente o resultado no final do dia será diferente.

Enfim, na minha próxima participação, falarei mais sobre os perfis do sistema representacional e como você pode aplicar isso na equipe, de forma que contribua para a melhoria dos resultados. Enquanto esse dia não chega, deixo uma lição de casa: O que você vai fazer diferente hoje para alcançar um resultado diferente do de ontem?

 

FABIO_COLUNISTA