Colunistas do Fashion RS apresentam a iniciativa do Colibrii.

Trazemos hoje em nossa coluna um belo exemplo do poder transformador da moda. E não estamos falando em repaginada no visual, mas sim na possibilidade de mudar realidades locais, capacitando indivíduos e criando novas perspectivas de vida.

A Colibrii nasceu em agosto de 2013 quando suas idealizadoras Gabriela Ruiz e Marília Martins começaram a frequentar o Morro da Cruz e conhecer seus grupos produtivos. Vendo de perto a dificuldade de costureiras e artesãs na falta de conhecimentos técnicos para gestão dos produtos criados e fortalecimento dos canais de venda, as duas amigas começaram a desenvolver um modelo de negócio social que, agora, se divide em três pilares: educação, consultoria, e venda dos produtos feitos em parceria com a Colibrii.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar oportunidades para artesãs e empreendedores de comunidades de baixa renda em Porto Alegre. Hoje, as comunidades atendidas são o Morro da Cruz, o Morro da Tuca e a Ilha dos Marinheiros. Segundo Gabriela, é necessário concentrar as atenções nas comunidades em que já se tem algum tipo de atuação, pois para causar o impacto que almejam, precisam estar mais próximas.

IMG_6490[quote style=”quote-style2″]“Acreditamos que o potencial de transformação e geração de mudanças está dentro das comunidades e, por isso, queremos valorizar e empoderar os sujeitos locais, que movimentam a economia e a cultura dos espaços populares. Fazemos isso de perto, vivenciando e entendendo suas realidades, necessidades e desejos”[/quote]

Cada vez mais o descarte de materiais e resíduos tem sido uma preocupação das empresas, por ser um processo muitas vezes caro e difícil de ser realizado. Por esta condição, todos os produtos co-produzidos pelas artesãs e equipe Colibrii tem alguma quantidade de material reutilizado e o fato desse descarte ser direcionado para estas comunidades que criam e conseguem fazer dele uma fonte de renda, imediatamente o requalifica.

Os produtos resultantes desta parceria são super democráticos (além de lindos!) e prezam pelos preços acessíveis, trabalhando o conceito do consumo consciente em todo seu ciclo e atraindo consumidores que tem a sustentabilidade inserida no seu lifestyle. E vamos combinar, consciência ambiental e social não é tendência, é pressuposto. Ser eco friendly ultrapassa qualquer modismo.

closet

[quote style=”quote-style2″ custom_class=”1″]“Queremos renovar o olhar sobre o produto artesanal e feito de material reutilizado, que hoje é visto por muitos como inferior, valorizando ainda seus produtores e sua história.”[/quote]

COLIBRII from Rede Colibrii on Vimeo.

A Colibrii é conduzida por Marília dos Reis Martins  e Gabriela Ruiz Gonçalves. A primeira é formada em Direito, e a segunda, em Economia. Amigas há alguns anos, foram colegas de trabalho em uma ONG, e desde lá compartilhavam da mesma vontade e motivação para causar um impacto positivo e desenvolver um trabalho relevante em comunidades com potencial de transformação.

IDEALIZADORAS

 

Querem conhecer mais da Rede Colibrii?

Acesse a Página do Facebook

www.colibrii.com.br

 

assinatura_closetaporter