Embora nesse momento estamos desejando praia, rasteirinhas, saias esvoaçantes, vestidos frescos e muita água de coco, estamos imersas no frio – e, diga-se de passagem, sonhando com casacos, couro, botas e lã – das passarelas do hemisfério norte.

Para tentar antecipar o que vamos usar no Inverno, a Pantone divulgou um ranking das cores mais utilizadas nas últimas semanas de moda internacionais que apresentaram coleções para o outono inverno de 2014. Para os brasileiros essas tendências poderão chegar apenas no outono/inverno de 2015.

Para quem não conhece, a Pantone é criadora de um sistema de cores muito utilizado na indústria gráfica. Anualmente eles lançam relatórios divulgando tendências para o ano. Em 2013 por exemplo a cor proposta por eles era o verde esmeralda e para 2014 eles apostaram na Orquídea Radiante, como você deve ter visto em muitos sites por aí.

Divulgação Pantone

Divulgação Pantone

Nas cores para 2015, a Pantone rompe com os tradicionais tons invernais escuros e surge com cores surpreendentes para a estação mais fria como o vermelho e a Orquídea Radiante que já veremos esse ano. Veja o ranking das cores mais utilizadas pelos designers de moda masculina e feminina.

1-sangria

Sangria é um tom de comemoração de vermelho que acrescenta alguma emoção para a paleta de outono.

2_aurora

Embora não seja um um vermelho bastante típico, este é mais equilibrado, com um ar de sofisticação. Como Sangria e Radiant Orchid, Aurora Vermelha tem tons azuis que sugere um esfriamento .

3_orchid

Além de ocupar o terceiro lugar para ambos os sexos, esta fusão de fúcsia, roxo e rosa é cor do ano da Pantone para 2014, orquídea radiante tem uma cor rosada, que cria um brilho saudável para mulheres e homens. “Eu fiquei realmente empolgado ao ver que estilistas masculinos como Kenneth Cole usaram a cor de uma forma muito interessante e visceral”, comentou Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone.

4_mauve

O quarto lugar – Mauve Mist e Sea Fog, foi o único que causou diferenças nas opiniões entre os sexos. O romântico e elegante Mauve Mist terminou em 4º lugar nas passarelas femininas e o cinza-pó Sea Fog também em quarto na passarela masculina. Lady Maria e Lady Edith da série Dowtown Abbey levaram a cor para a atual temporada da série, enquanto o mais suave Sea Fog tem sido o favorito dos designers masculinos nas ultimas temporadas.

Downton Abbey

Downton Abbey

5

Variantes do verde tem aparecido fortemente por várias temporadas o que faz com que o Cypress seja um básico no guarda-roupa. Mais “florestal” que a maioria dos verdes, a cor tem o poder de evocar um sentimento natural.

6

Rachel Roy, BCBG e Emerson’s Jackie Fraser-Swan todos trabalharam com o Cobalto Brilhante em suas coleções de outono.

da esquerda para a direita: BCBG, Rachel Roy e  Emerson’s Jackie Fraser-Swan

da esquerda para a direita: BCBG, Rachel Roy e Emerson’s Jackie Fraser-Swan

7

Sugestivo e mais emocionante do que o azul marinho, o royal cobalt tem uma versatilidade que faz com que seja uma “compra fácil” para a maioria dos consumidores. Eiseman comenta: “Azul marinho pode ser um pouco chato. As pessoas não gostam de voltar sempre para os mesmos tons”.

8

Um cruzamento entre prata e cinza. O alumínio, na visão de Pantone não é realmente brilhante. A designer Trina Turk uniu a cor com o cobalto brilhante para um casaco xadrez oversize e Ernest Alexander usou vários tons cinzas misturados com verde oliva para sua nova coleção.

da esquerda para a direita: Ernest Alexander Fall-Winter 2014 Men's Collection e Trina Turk Fall 2014

da esquerda para a direita: Ernest Alexander Fall-Winter 2014 Men’s Collection e Trina Turk Fall 2014

9

Cognac é uma cidade na frança conhecida pela produção da bebida derivada do conhaque que leva o nome da cidade. A bebida com tons de marrom parecer ter influenciado J Crew, que escolheu a cor para os convites de apresentação de sua última coleção para os lojistas e enquanto o marrom comum é a escolha fácil, esse tom tem a classe que o torna mais rico.

10

Talvez este ranking tenha algo a ver com o fato de que cerca de 250.000 pessoas passaram pelo Museu Frick no ano passado para dar uma olhada em Johannes Vermeer “Moça com brinco de pérola” de que outra forma explicar uma cor tão indescritível, especialmente para o outono?

 

Paleta Completa
Paleta Completa